Lama Thubten Yeshe

Lama Thubten Yeshe (1935-1984) nasceu no Tibete e foi educado, desde os seis anos de idade, na grande Universidade Monástica Sera, de Lhasa. Pouco tempo depois de conhecer seus primeiros alunos ocidentais, no fim dos anos 1960, Lama Yeshe fundou o Monastério de Kopan, perto de Boudhanath, no Nepal. Lá, além de oferecer educação monástica tradicional aos monges locais (e, posteriormente, também às monjas), Lama Yeshe e seu discípulo principal, Lama Zopa Rinpoche, também ministraram cursos e retiros para estudantes estrangeiros.

A pedido deles, Lama Yeshe fundou centros na Austrália, nos Estados Unidos e na Europa e, em 1975, deu a esse grupo crescente de atividades o nome de Fundação para a Preservação da Tradição Mahayana (FPMT). Atualmente, a FPMT abrange mais de 160 centros, mosteiros, projetos e serviços em todo o mundo, sob a orientação espiritual de Lama Zopa Rinpoche.

Livros de Lama Yeshe: Introdução ao tantra, Energia da sabedoria, A felicidade do fogo interior, Tornando-se Vajrasattva, Tornando-se o Buddha da CompaixãoQuando o chocolate acaba e Mahamudra.

Autores